quarta-feira, 18 de maio de 2011

Especialistas ensinam a melhorar o equilíbrio e evitar tontura e vertigem

Bem Estar desta 6ª (13) recebeu a neurologista Cristiana Borges Pereira.
Preparador e consultor José Rubens D'Elia deu dicas de exercícios físicos.

Equilíbrio é algo fundamental para andar, correr, passear de bicicleta, patins ou skate, e mesmo para ficar parado em pé.
E um bom desempenho exige que o cérebro, o tato, a musculatura, a visão e os dois labirintos (órgãos ligados à audição e percepção espacial) funcionem bem.
Para aprofundar o assunto, o Bem Estar desta sexta-feira (13) convidou a neurologista Cristiana Borges Pereira e o preparador físico José Rubens D'Elia, que ensinou exercícios para aprimorar o desempenho, andar em linha reta e parar em um pé só sem tropeçar nem esbarrar em nada.Equilíbrio (Foto: Arte/G1)
A médica explicou o que causa vertigem, tontura e labirintite – e como evitá-las. Para evitar quedas, alguns sentidos devem estar em perfeita sintonia. Cristiana também esclareceu por que as pessoas sentem vertigem ao ficar em um lugar muito alto, como o topo de um prédio, mirante ou montanha. Mas, segundo ela, essa situação é temporária e passa depois que o indivíduo se acostuma.
Além disso, a neurologista comentou por que há a sensação de movimento quando estamos parados, dentro de um carro, ao lado de outro que sai do lugar.

Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário: