segunda-feira, 14 de março de 2011

Centro Emissor de Identidade facilita acesso ao documento

Desde que começou a funcionar, há seis meses, o Centro Emissor de Cédulas de Identidade já emitiu mais de 4 mil novos documentos. O Centro funciona junto à Delegacia Seccional de Jacupiranga e é responsável pela emissão de todos os RGs (identidade civil) do Vale do Ribeira.
Os documentos são emitidos em poucos minutos para quem for a Jacupiranga e nos demais municípios da Seccional em um prazo máximo de cinco dias úteis. Até então as carteiras de identidades eram feitas em apenas nove cidades do interior e na grande São Paulo, o que causava uma demora de até 45 dias para a sua expedição. O Centro Emissor de Jacupiranga é mais rápido que o Poupatempo Móvel que funciona na região, que costuma demorar em torno 30 dias para entregar ao interessado o seu documento.
As instalações do centro emissor são modernas, possuem três amplas salas e conta com quatro funcionários que passaram por treinamento na Capital. É importante destacar que até mesmo os recém-nascidos e aqueles que já possuem identidade em outro estado, também podem tirar sua cédula de identidade, bem como nos casos de 2ª via do documento o número original não mudará. Quem pretende viajar para o exterior ou fazer uma viagem de navio, tem que exibir o RG com menos de 10 anos de emissão.
“A cédula de identidade é um instrumento de cidadania, portanto, é imprescindível que se facilite o acesso das pessoas a este importante documento”, observa o delegado seccional de Polícia de Jacupiranga, Dr. Manoel Gatto Neto.

O que é preciso para tirar uma identidade?
1ª via: Certidão de Nascimento ou certidão de casamento; uma foto 3x4; ficha de identificação civil preenchida (encontrada nas papelarias); não é preciso pagar.

2ª via: Certidão de Nascimento ou certidão de casamento; uma foto 3x4; ficha de identificação civil preenchida (encontrada nas papelarias); taxa de 26,15 (recolhida em qualquer agência bancária – Código de Receita nº 162-4).
* São isentos de taxas os portadores de deficiência física ou mental, as mulheres maiores de 60 anos e os homens maiores de 65 anos, ainda, quem comprovadamente não puder pagar e as vítimas de furto e roubo.

Atestado de Antecedentes: Formulário próprio preenchido; Cópia de RG; não é preciso pagar.

Serviço:O Centro Emissor de Identidade funciona na Avenida Hilda Mohring de Macedo, nº 1329, Vila Elias, Jacupiranga. Telefone (13) 3864-1721. Funcionamento das 9h às 18h30, de 2ª à 6ª feira.

Nenhum comentário: