quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

As Três Peneiras

Logo no primeiro dia de promoção, o funcionário diz ao chefe:
- Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva. Disseram que ele...
- Espere um pouco - disse o chefe. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?
- Peneiras? Que peneiras chefe?
- A primeira peneira é a da verdade. Você tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro? - Não. Não tenho. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram. Mas eu acho que...
- Então sua historia já vazou a primeira peneira. Vamos então ver a segunda peneira que é a da bondade. O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?
- Claro que não!!!!!! Deus me livre chefe!!!
- Então sua historia vazou a segunda peneira. Vamos ver a terceira peneira que é a da necessidade.
- Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou mesmo passá-lo adiante?
- Não chefe. Passando pelo crivo dessas peneiras, vi que não sobrou nada do que eu queria contar.
- Pois é. Já pensou como as pessoas seriam mais felizes se todos usassem essas peneiras? Todas às vezes que surgirem um boato por aí devemos submetê-lo ao Crivo das TRÊS PENEIRAS: VERDADE, BONDADE, NECESSIDADE, antes de obedecer ao impulso de passá-lo adiante, porque:

"Pessoas inteligentes falam sobre idéias.
Pessoas comuns falam sobre coisas.
Pessoas medíocres falam sobre pessoas."
 

Por: Fábio Rodrigues (email)

Nenhum comentário: