segunda-feira, 22 de julho de 2013

Novo malware do Facebook se espalha para contatos e altera navegadores

Um perigoso spam foi enviado a vários usuários do Facebook no último domingo (21). O falso plugin altera diversas configurações de navegadores e envia convites para todos os membros da lista de contatos dos usuários.

 Novo malware do Facebook se espalha para contatos e altera navegadores
Novo malware ataca o Facebook (Foto: Reprodução)

Com a origem em uma conta duvidosa de um usuário chamado Ahmet Güngören, a publicação sedia o endereço “facemlike.com”, que exibe uma atrativa tela de vídeo com uma singela legenda no topo escrita “The world coming to an end”.

Assim que se aperta o botão de “play” no centro da tela do vídeo, surgirá uma solicitação de permissão pedindo para instalar um perigoso plug-in, com o ícone do YouTube e chamado “Video Plus”, que, apesar de parecer uma extensão legitima, é na verdade um malware.
A página do usuário Ahmet Güngören com várias publicações de conteúdo duvidoso (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro)

Caso o usuário aceite esta instalação, o “plug-in malicioso” irá postar em seu mural diversas publicações, incluindo marcações com os nomes de todos que estiverem em sua lista de contatos, e direcionando-as para o estranho usuário com a indicação “via Ahmet Güngören”.
A solicitação de permissão para instalar a "extensão maliciosa" na página 'facemlike.com' (Foto: Reprodução/ Daniel Ribeiro)

No entanto, a extensão também causa danos nos navegadores, realizando alterações em suas estruturas, principalmente no Google Chrome, que passará a ter todas as suas novas abas e opções de configuração direcionadas para a página inicial do YouTube.

Veja dicas para proteger seus dados e evitar riscos nas redes sociais

Apesar de ter várias denúncias de abusos e spams, todas as publicações do usuário Ahmet Güngören tem o teor duvidoso e parecem esconder algum malware, conforme os muitos comentários de reclamações que elas recebem.

Desta forma, mesmo que o teor dos endereços pareça legítimo, é bom sempre estar precavido e perguntar sobre o conteúdo das páginas que tiverem sido enviadas para seus contatos, antes de abri-las .


Fonte: Techtudo

Nenhum comentário: