domingo, 20 de janeiro de 2013

Relato da falecida ex-paquita Patrícia do programa da Xuxa mais uma farsa da internet

Mais uma Farsa da internet

Texto conta o drama de uma ex-Paquita do programa da Xuxa que, depois de se envolver com álcool e drogas, acaba falecendo com AIDS depois de deixar um aviso aos jovens. Mas será que essa história é real?

A carta apareceu em 2012 na web, mas é bem mais antiga do que isso. Encontramos versões dessa mesma história em postagens de 2003! O que chama a atenção no texto dramático é que Patrícia, a ex-Paquita ainda teve coragem e forças para ditar tudo o que queria para mostrar pelo que passou nessa vida e ajudar a conscientizar os jovens.

O Relato da Paquita é verdadeiro ou farsa? (foto que circula pela web junto com o texto)

Mas a dúvida que fica é:

Cita nomes de pessoas que não existem
Apela para o lado emocional do leitor
Pede para ser repassado para outras pessoas
É meio confuso e contraditório
Trata de um assunto que interessa muita gente
Dá a impressão de ter acontecido há pouco tempo
Quem é Patrícia?

Não encontramos nenhuma evidencia de que, de fato, tenha existido uma Paquita com o nome de Patrícia. Seria muito mais fácil se soubéssemos seu nome completo…

Um ex-Paquita passando por dificuldades seria um prato cheio para esse monte de jornais e programas sensacionalistas que adorariam explorar esse tipo de história, não acham? No entanto, não encontramos nenhuma notícia que confirme o que diz nessa carta. Apenas, é claro, os sites e blogs que copiaram o texto.

Talvez, ela tenha sido finalista, mas não ganhou. Como saber?

O Xuper Blog mostra em uma postagem de 2009 a foto de uma Patrícia, que (segundo eles) não ganhou o concurso para Paquita. Caso isso seja verdade (e se a moça tivesse ganhado), a menina seria uma das duas únicas morenas do grupo até então.

Outro detalhe que precisa ser verificado no texto é que a moça, aos 13 anos, foi uma das finalistas em um concurso para novas Paquitas do programa da Xuxa. O programa da Rainha dos Baixinhos teve Paquitas (um tipo de ajudante de palco que dançava e cantava) dos anos de 1984 a 2002. Se a moça participou desse concurso, deve ter sido antes de 2002.
Cronologia da Patrícia

Aliás, a total falta de dados no texto dá margem a várias falhas na cronologia dos fatos ocorridos com essa moça. Não dá para saber a idade da ex-Paquita! Algumas versões dessa corrente afirmam que ela morreu com 17 anos, em 2004. Em outras, nenhuma idade é mencionada. Dessa forma fica mais fácil engolirmos a história.

Suponha que a moça tenha morrido com 17 anos em 2012, vítima da AIDS. Em 2004, ela foi à Oktoberfest. Estava com 9 anos. Portanto, quando ela teria participado do concurso no Xou da Xuxa, aos 13 anos quando o programa da TV Globo já não tinha mais Paquitas (o Xou da Xuxa teve Paquitas até 2002 e a moça estaria com 13 anos somente em 2008, 6 anos após o término das Paquitas).
Teor “jovem”

O autor do texto, sem dúvida, tinha a intenção de se aproximar dos jovens e isso fica bem evidente nessa corrente. Algumas gírias foram inseridas para dar um ar jovial ao texto. Algumas gírias nem são usadas mais, o que pode significar que o texto não é novo (e não é mesmo, visto que encontramos versões bem anteriores dele).
A moça da foto


Há poucas semanas, essa história falsa da ex-Paquita começou a se espalhar novamente pelo Facebook junto com uma foto – que seria supostamente de Patrícia antes de ficar doente –, no entanto, essa mesma imagem aparece em vários outros sites e blogs afirmando que o nome da moça é outro (ou outros). Em um site em espanhol (Como Aumentar El Busto Ya), por exemplo, uma moça chamada María Ignácia usa a foto como sendo sua.

Em outro site sobre beleza e estética (Anallia), a mesma foto é usada para ilustrar uma matéria.

No Facebook, a usuária Anke Grunwald também usa essa imagem como sua foto pessoal.
Conclusão

História falsa! Não existe nenhuma ex-Paquita chamada Patrícia que tenha morrido com AIDS. É fato que as drogas estão presentes entre os jovens brasileiros e que toda campanha de conscientização é bem-vinda. No entanto, é preciso usar a cabeça para tentar alertar as pessoas quanto ao perigo das drogas e do álcool. Usar de mensagens falsas e repassá-las não vai ajudar em nada.

Fonte: EFarsas.com

Nenhum comentário: