quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Casca da Banana clareia os dentes

Dica para clarear os dentes usando casca de banana pode ser uma solução barata para o tratamento, mas será que isso é verdade?
Na ultima semana de setembro de 2012, uma mensagem apareceu nas redes sociais, em sites e em diversos blogs: A casca da banana clareia os dentes!
O texto diz exatamente assim:
“Pegue um pedaço de dentro da casca de banana e esfregue suavemente em torno dos seus dentes por cerca de 2 minutos. Os minerais surpreendentes na casca como o potássio, magnésio e manganês, absorvem em seus dentes e em seguida dentes brancos.”
Acompanhando o texto, a imagem abaixo:



Casca de banana clareia os dentes? Verdade ou farsa?
Será que isso é verdade?
Mais uma vez, estamos diante de algo com várias características de um bom boato virtual:
Trata de um assunto que interessa muita gente
Apresenta uma solução simples e barato para um problema
Não cita fontes ou apresenta evidências de sua eficácia
Mostra como prova apenas uma imagem
Possui um texto pobre e com erros de grafia

Uma lida no texto que circula junto com as imagens deixa margem para algumas dúvidas, como, por exemplo:
“Pegue um pedaço de dentro da casca de banana e esfregue suavemente em torno dos seus dentes por cerca de 2 minutos.[...]”
Quantas vezes o “produto” deve ser usado por dia? E por semana? Em quanto tempo os dentes começam a ficar brancos?
Lendo as frases escritas na “simpatia”, ficamos com a impressão que os dentes ficariam brancos em apenas 2 minutos. Mas não é bem assim…
O próximo trecho do texto afirma que:
“[...] Os minerais surpreendentes na casca como o potássio, magnésio e manganês, absorvem em seus dentes e em seguida dentes brancos.”
Não encontramos em nenhum lugar alguma publicação que confirme a existência de manganês na casca da banana. Mas, é claro, pode ser que não procuramos direito.
Nesse estudo, publicado pela Scientific Electronic Library Online, encontramos a seguinte tabela que mostra as principais propriedades detectadas nas cascas de algumas frutas. O manganês não está entre elas:





Tabela: Composição Centesimal e de Minerais em Cascas de Frutas! (Fonte: http://www.scielo.br/pdf/cta/v25n4/27658)

De qualquer maneira, não há nenhuma comprovação científica de que algum desses minerais funcione como clareador de dentes. Atualmente, os dentistas utilizam clareadores a base de peróxido de hidrogênio, que nada tem a ver com minerais!
A imagem dos dentes “antes e depois”
As fotos que exibem os dentes antes e depois do “tratamento” são bastante conhecidas na web! Uma rápida busca no Google Imagens mostra que essa boca é usada por vários sites que prometem clareamento caseiro e/ou sites que vendem produtos para tratamento dentário. Um exemplo disso é o site sueco Ultra Tan, que comercializa um kit desse tipo.
Abaixo, reprodução da busca por essa foto no Google Imagens:





Busca no Google Imagens sobre os dentes brancos!

Origem

Infelizmente, não conseguimos detectar (ainda) a origem desse boato digital, mas ao que tudo indica, ele surgiu primeiro em inglês e depois foi traduzido para o português, como podemos ver na imagem abaixo:





Versão em inglês de clarear os dentes com casca de banana!
Várias pessoas fizeram vídeos, explicando como aplicar o produto nos dentes:
E no OdontoBlogia tem uma coletânea de vídeos de pessoas tentando (em vão) fazer o procedimento para o clareamento de dentes com casca de banana.
E no Courier Journal, o telejornal 13 On Your Side apresenta uma matéria (em inglês) sobre a ineficácia do clareamento com cascas de banana.
Não encontramos nenhum depoimento que confirme a eficácia da receita. Caso você ache algum, manda pra nós aí nos comentários.
Conclusão
Esfregar casca de frutas nos seus dentes não ira clareá-los! O máximo que vai acontecer é ficar com a boca toda suja. Também não aconselhamos o uso de produtos que prometem o clareamento artificial em casa. Na dúvida, procure um profissional.
Fonte: Efarsas.com

Nenhum comentário: