Hoje comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Acho a data bastante inspiradora, pois nos faz refletir sobre atitudes que podem fazer bem ao planeta. Uma organização que trabalha intensamente para divulgar iniciativas “verdes” é aGreenvana, empresa focada em produtos de consumo sustentáveis. Todos os anos, através do“Prêmio Greenbest”, ela destaca iniciativas, profissionais, produtos e sites que tenham foco em desenvolvimento sustentável.
Tanto na edição de 2011 quanto na deste ano, tivemos destaques bem interessantes que trago para vocês agora.
O Aves do Brasil – Mata Atlântica, por exemplo, é um aplicativo desenvolvido pelo site Planeta Sustentável em parceria com a ONG WWF-Brasil. Ele ajuda aos leigos a reconhecer espécies de aves através de fotos, som do canto e diversas informações complementares. O conteúdo é do guia Tomas Sigrist, um dos mais renomados da atualidade. Confira.
Outro aplicativo que ficou entre os vencedores em 2011, foi o eco:Drive. Ele ajuda a analisar seu estilo de direção para, assim, transformar você em um motorista ecologicamente mais responsável. O funcionamento é bem completo: você conecta um pendrive ao sistema de som do carro (compatível com o sistema Blue&Me) e esse grava suas acelerações e desempenho ao longo do trajeto diário. Depois, com o aplicativo baixado em seu smartphone, você cruza as informações para obter dados como quantidade de CO2 emitido. Analisando essas métricas, são sugeridas boas práticas de direção.
O Cidade Verde, da Mother Gaia Studio, é um jogo criado a partir do famoso título City Rain. Funciona como uma “adaptação educativa”, ou seja, aproveita a jogabilidade do título original para dar dicas sustentáveis. No jogo você se torna prefeito de uma cidade e deve construí-la respeitando o meio ambiente.
E-lixo: essa é bem interessante. Utilizando a plataforma Google Maps, o aplicativo é colaborativo e faz o mapeamento dos postos de coleta de lixo para reciclagem. É, portanto, um (retirar espaço) serviço de utilidade pública.
Este ano, tivemos como vencedor do Júri popular o programa “Qualidade Desde a Origem”, do Pão de Açúcar. Na verdade, o programa transcende o aplicativo em si, sendo mais um redesenho de processos internos de forma a garantir um alto padrão de qualidade nos produtos da marca, do fornecedor até a mesa do consumidor final. Contudo, esse mesmo consumidor entra como “fiscal do processo”, podendo a todo momento consultar informações dos alimentos através da internet ou do telefone celular, desde detalhes do produto, localização do fornecedor, caminho percorrido e foto. O programa também foi reconhecido pela ANVISA como exemplo no varejo brasileiro.
Fonte: Blog da LU
Nenhum comentário:
Postar um comentário