terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia Mundial do Meio Ambiente: Conheça Aplicativos e sites que lutam pela causa

Hoje comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Acho a data bastante inspiradora, pois nos faz refletir sobre atitudes que podem fazer bem ao planeta. Uma organização que trabalha intensamente para divulgar iniciativas “verdes” é aGreenvana, empresa focada em produtos de consumo sustentáveis. Todos os anos, através do“Prêmio Greenbest”, ela destaca iniciativas, profissionais, produtos e sites que tenham foco em desenvolvimento sustentável.
Tanto na edição de 2011 quanto na deste ano, tivemos destaques bem interessantes que trago para vocês agora.
O Aves do Brasil – Mata Atlântica, por exemplo, é um aplicativo desenvolvido pelo site Planeta Sustentável em parceria com a ONG WWF-Brasil. Ele ajuda aos leigos a reconhecer espécies de aves através de fotos, som do canto e diversas informações complementares. O conteúdo é do guia Tomas Sigrist, um dos mais renomados da atualidade. Confira.
 ecodrive Dia Mundial do Meio Ambiente: conheça aplicativos e sites que lutam pela causa

Outro aplicativo que ficou entre os vencedores em 2011, foi o eco:Drive. Ele ajuda a analisar seu estilo de direção para, assim, transformar você em um motorista ecologicamente mais responsável. O funcionamento é bem completo: você conecta um pendrive ao sistema de som do carro (compatível com o sistema Blue&Me) e esse grava suas acelerações e desempenho ao longo do trajeto diário. Depois, com o aplicativo baixado em seu smartphone, você cruza as informações para obter dados como quantidade de CO2 emitido. Analisando essas métricas, são sugeridas boas práticas de direção.
cidadeverde Dia Mundial do Meio Ambiente: conheça aplicativos e sites que lutam pela causa


O Cidade Verde, da Mother Gaia Studio, é um jogo criado a partir do famoso título City Rain. Funciona como uma “adaptação educativa”, ou seja, aproveita a jogabilidade do título original para dar dicas sustentáveis. No jogo você se torna prefeito de uma cidade e deve construí-la respeitando o meio ambiente.
qualidadedesdeaorigem Dia Mundial do Meio Ambiente: conheça aplicativos e sites que lutam pela causa
E-lixo: essa é bem interessante. Utilizando a plataforma Google Maps, o aplicativo é colaborativo e faz o mapeamento dos postos de coleta de lixo para reciclagem. É, portanto, um (retirar espaço) serviço de utilidade pública.
Este ano, tivemos como vencedor do Júri popular o programa “Qualidade Desde a Origem”, do Pão de Açúcar. Na verdade, o programa transcende o aplicativo em si, sendo mais um redesenho de processos internos de forma a garantir um alto padrão de qualidade nos produtos da marca, do fornecedor até a mesa do consumidor final. Contudo, esse mesmo consumidor entra como “fiscal do processo”, podendo a todo momento consultar informações dos alimentos através da internet ou do telefone celular, desde detalhes do produto, localização do fornecedor, caminho percorrido e foto. O programa também foi reconhecido pela ANVISA como exemplo no varejo brasileiro.

Fonte: Blog da LU

Nenhum comentário: