domingo, 29 de abril de 2012

Cajati

Região Vertente Oceânica Sul
hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE
O distrito de Cajati foi criado em 30 de novembro de 1944, no povoado de Corrente, território do município de Jacupiranga, por sua vez fundado em 1864.
A ocupação de suas terras teve início, portanto, no século XIX, com a chegada no Porto de Cananéia, de alguns portugueses acompanhados pelo índio Botujuru, em busca de ouro. Dentre eles, estava Mathias de Pontes, que se instalou num local conhecido inicialmente por Cachoeirinha, aonde viria a se assentar a futura Cajati.
No entanto, foi no século XX que suas terras obtiveram maior evidência, quando se descobriu a possibilidade de exploração das jazidas locais, situadas, sobretudo, no Morro da Pedra Cata-Agulha.
O engenheiro de minas Theodor Knecht, do Instituto Geográfico e Geológico de São Paulo, desempenhou importante papel na confirmação do valor mineral do solo daquela região, rico em magnetita e apatita.
Na mesma época, a Moinho Santista, que fabricava somente tecido, pediu autorização ao Governo do Estado para iniciar a exploração do calcário. Em 1939, período em que se iniciaram as atividades de lavras de apatita, a Serrana S/A de Mineração construiu uma vila de operários no local onde haviam apenas casebres de trabalhadores dos bananais.
Mas foi a partir da Segunda Guerra Mundial que a exploração de minérios assumiu maior importância no crescimento de Cajati. Seu desenvolvimento, contudo, foi bastante lento devido à dificuldade de comunicação, comum às cidades daquela região. Assim, somente em 30 de dezembro de 1991, Cajati emancipou-se de Jacupiranga, tornando-se município autônomo. 
Significado do Nome
Árvore de folhas oblongas - (ovais) 
Aniversário da Cidade:

Gentílico:
cajatiense
População:
Aproximadamente 36.000 habitantes 
hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Clima:
tropical 

Localização:
Litoral Sul Paulista 
Acesso Rodoviário:
Rodovia Régis Bittencourt (BR-116)  
Distâncias:
Da Capital:
236 km   de São Paulo, 179 km de Curitiba

hspace=0 TURISMO:
Resumo:

Principais Pontos Turísticos:
Serra do Guaraú
Cachoeira do Abraão
Caverna da Capelinha
Corredeiras do Rio Guaraú
Piscina Natural no Guaraú
Piscina Natural em Cajati
Cachoeira do Azeite
Cachoeira do Braço do Azeite
Esporte e Lazer
Há espaço para o ecoturismo, com cachoeiras, rios muito limpos e montanhas onde se pode saltar de pára-quedas, ou simplesmente curtir o visual.
Turismo Cultural
Os idosos também têm seu espaço garantido, seja nas inúmeras igrejas existentes, bem como em suas reuniões da terceira idade, onde podem dançar, jogar e curtir. 

hspace=0 Informações Úteis:
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAJATI
E-mail: rh@cajati.sp.gov
Telefones: (13) 3854-8700
Sites: http://www.cajati.sp.gov.br

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Nenhum comentário: