segunda-feira, 27 de junho de 2011

Mostra itinerante de filmes nacionais ‘John Deere’ chega a Apiaí

Créditos: Divulgação
Chega ao Estado de São Paulo nesta terça-feira (28/6) a 2ª Mostra Itinerante de Filmes Nacionais John Deere, que está percorrendo várias cidades brasileiras com cinema gratuito voltado a estudantes de áreas rurais. Serão 41 municípios paulistas visitados, o primeiro deles Apiaí.
O projeto tem o objetivo de levar grandes sucessos do cinema nacional a estudantes de escolas públicas localizadas em áreas rurais, sem acesso a salas de cinema convencionais. Ao todo, 49 cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais receberão a mostra.
Em Apiaí haverá sessões nos dias 28 e 29 de junho, na praça Alberto Dias Batista. Na terça-feira (28) as sessões acontecem às 10 horas, 13h30, 15h30 e as 19h30. Já na quarta (29), começa às 8 horas, seguidas de mais três sessões, às 10, 13h30 e 15h30. Outras informações na secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente (13)3552-3945.
Com 30 poltronas, tela de 120 polegadas, ambiente climatizado, iluminação própria de cinema, rampa de acesso e duas acomodações para cadeirantes, o Cinemóvel John Deere ficará de dois a três dias em cada cidade, com quatro sessões diárias de filmes voltados a crianças e adultos. Ao estacionar e movimentar as comunidades por alguns dias, o projeto lembra os espetáculos mambembes, que chegam, encantam e saem à procura de outras plateias. Na memória das pessoas, ficarão os personagens que as emocionaram.
Estão previstas 400 sessões e mais de 12 mil lugares serão disponibilizados. Em sua primeira edição, no ano passado, a Mostra realizou em quatro meses 249 sessões para 6.519 espectadores em 25 municípios paulistas. A Mostra Itinerante de Filmes Nacionais John Deere faz parte do Projeto Gira Brasil 2011 e conta com o patrocínio da Fundação John Deere, captado via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, produção da Magma Cultura e apoio do Ministério da Cultura e das Prefeituras e Fundações Culturais dos municípios participantes.
O projeto conta com parcerias com as prefeituras, fundações e secretarias municipais. Quem quiser assistir aos filmes, deve contatar a entidade e agendar previamente o horário. Depois, é só comprar a pipoca!
Programação:

O Menino da Porteira – Classificação: 12 anos
Anos 50. No vilarejo de Rio Bonito o peão Diogo (Daniel) conduz uma grande boiada até a Fazenda Ouro Fino. Ao passar pelo sítio Remanso ele conhece Rodrigo (João Pedro Carvalho), um garoto que sonha em se tornar um boiadeiro. Logo eles se tornam amigos, sendo também testemunhas das injustiças que ocorrem na região devido à ganância do major Batista (José de Abreu), dono da Fazenda Ouro Fino. O major ordena que seus capangas chantageiem os moradores locais, de forma que vendam o gado pelo preço que deseja. A situação muda quando Otacílio Mendes (Eucir de Souza), pai de Rodrigo, decide se rebelar, contando com a ajuda do farmacêutico dr. Almeida (Zedu Neves).
Chico Xavier – Classificação livre
Uma adaptação para o cinema que descreve a trajetória do médium, que viveu 92 anos desta vida terrena desenvolvendo importante atividade mediúnica e filantrópica. Fechava os olhos e colocava no papel poemas, crônicas e mensagens. Seus mais de 400 livros psicografados consolaram os vivos, pregaram a paz e estimularam a caridade. Para os admiradores mais fervorosos, foi um santo. Para os descrentes, no mínimo um personagem intrigante.
O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias – Classificação: 10 anos
Em 1970, o Brasil e o mundo parecem estar de cabeça para baixo, mas a maior preocupação na vida de Mauro, um garoto de 12 anos, tem pouco a ver com a ditadura militar que impera no País, seu maior sonho é ver o Brasil tricampeão mundial de futebol. De repente, ele é separado dos pais e obrigado a se adaptar a uma “estranha” e divertida comunidade - o Bom Retiro, bairro de São Paulo, que abriga judeus, italianos, entre outras culturas. Uma história emocionante de superação e solidariedade.
O Bem Amado – classificação: 12 anos
Baseado na Obra de Dias Gomes, “O Bem Amado” conta a história de Odorico Paraguaçu, o prefeito que precisa de um defunto para inaugurar a sua grande obra, o cemitério da cidade de Sucupira. Enquanto encontra apoio das irmãs Cajazeiras, enfrenta a oposição ferrenha do jornal da cidade. Há ainda personagens inesquecíveis como Zeca Diabo, um cangaceiro matador, e Ernesto, o moribundo que não morre.
Turma da Mônica, uma aventura no tempo - Classificação livre
Franjinha inventa uma máquina que domina o tempo juntando os quatro elementos da natureza: água, fogo, terra e ar. A confusão começa quando Cebolinha e Cascão entram correndo no laboratório fugindo da Mônica, que erra a mira e atira o coelhinho Sansão na máquina de Franjinha. O choque faz os quatro elementos irem cada um para uma época diferente, mas sempre no mesmo lugar: o bairro do Limoeiro, onde a turma vive.
O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes - Classificação livre
Uma nova história do inspirado grilo azul, que já havia encantado as famílias no primeiro filme. Agora, Grilo Feliz quer gravar um CD, mesmo desejo de uma divertida banda de rap formada por sapos. Porém ambos se deparam com a vilã Trambika, que pirateia suas músicas e acaba por unir sapos e insetos numa inesperada aventura.
As Melhores Coisas do Mundo – Classificação: 14 anos
Mano (Francisco Miguez) é um adolescente de 15 anos. Ele está aprendendo a tocar guitarra com Marcelo (Paulo Vilhena), pois deseja chamar a atenção de uma garota. Seus pais, Camila (Denise Fraga) e Horácio (Zé Carlos Machado), estão se separando, o que afeta tanto ele quanto seu irmão mais velho, Pedro (Fiuk). Sua melhor amiga e confidente é Carol (Gabriela Rocha), que está apaixonada pelo professor Artur (Caio Blat). Em meio a estas situações, Mano precisa lidar com os colegas de escola em momentos de diversão e também sérios, típicos da adolescência nos dias atuais.

Sobre a Fundação John DeereA Fundação John Deere, criada em 2004, é o braço social da John Deere no Brasil. Responsável por ações de Responsabilidade Social, tem como objetivo atender e melhorar o desenvolvimento social e econômico das comunidades, através de programas focados em Educação, Meio Ambiente e Melhoria das Comunidades.
O objetivo do projeto é incentivar o acesso à cultura e ao entretenimento e, ao mesmo tempo, valorizar as produções brasileiras.

Fonte: Tv Tribuna

Nenhum comentário: