terça-feira, 14 de junho de 2011

Imagem de Nossa Senhora chega a Registro - SP

Entre os dias 13 e 14 de junho acontece a visitação da imagem da Nossa Senhora Aparecida Peregrina. No dia 14, a partir das 18 horas, acontece a chegada da imagem de Nossa Senhora, no trevo de Sete Barras, próximo à Padaria Big Pão. No mesmo dia, a partir das 19h30, acontece missa com a imagem de Nossa Senhora Aparecida Peregrina, na catedral, a partir das 19h30 e às 22h30, no bairro Votupoca.
No dia 15, a partir das 6 horas, acontece missa, na comunidade da Vila Nova Ribeira. Até as 11h30, a imagem da Nossa Senhora ficará na catedral para visitação e logo após acontece a missa campal na Praça Beira Rio. Após celebração, a Imagem sairá com destino a Sete Barras pelas águas do Rio Ribeira de Iguape.
A peregrinação faz parte da sétima edição do programa Revelando São Paulo Vale do Ribeira – Festival de Cultura Paulista Tradicional, considerado uma vitrine viva das mais diversas manifestações da cultura identitária, produzidas em diferentes regiões do Estado.
A visitação “da Mãe Divina Peregrina” aos municípios faz parte da capilarização do programa Revelando São Paulo e traz uma programação diferenciada em cada cidade. Considerada Padroeira do Brasil pela devoção popular, a imagem simboliza o aspecto feminino, o acolhimento, a bondade, a mãe cuidadosa e a mãe terra, expressada também em outras religiões.
Durante 28 dias a peregrinação reafirmará em cada município os compromissos com a construção de uma Cultura de Paz e o respeito à diversidade. Participam da visitação 23 cidades, passando por Sorocaba, seguindo então pelas cidades de Votorantim, Piedade, Ribeirão Grande, Guapiara, Apiaí, Barra do Chapéu, Itapirapuã Paulista, Ribeira, Adrianópolis, Itaóca, Iporanga, Barra do Turvo, Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Juquiá, Registro, Sete Barras, Eldorado, Cajati, Jacupiranga, Pariquera-Açu, Cananéia, Ilha Comprida e Iguape, onde permanecerá de 22 a 26 de junho.
Entre os dias 22 e 26 de junho, em Iguape, no Centro de Eventos “Casemiro Teixeira”, os visitantes poderão conhecer a culinária e o artesanato, característicos paulista, e apreciar uma diversificada programação que inclui apresentações folclóricas e artísticas e as devoções representadas por atividades de grupos de Reiadas (Folia de Reis), Divino, São Gonçalo e Romarias. Os destaques deste ano no Revelando são o “Espaço Quilombola”, com 18 comunidades quilombolas, o Encontro de Bandas e Fanfarras, com participação de 30 grupos, e a Saída Fotográfica.
Fonte: O Vale do Ribeira

Nenhum comentário: