terça-feira, 17 de maio de 2011

Empresa deve ter código de conduta para blogs e redes sociais

O mundo corporativo está repleto de casos de funcionários que citaram a companhia em que trabalham, de forma negativa ou em comentários descuidados, em redes sociais e blogs. No universo das micro e pequenas empresas, isso também acontece. Conforme o posicionamento do empregado, é possível demiti-lo por justa causa, segundo o advogado especialista em direito empresarial Denys Capabianco. O funcionário, no entanto, pode entrar na Justiça --e ganhar a causa--, ressalta.
Mas é possível minimizar os riscos. Um deles é elaborar um manual com código de conduta para os funcionários.
Segundo Capabianco, o empresário deve elaborar o documento em duas vias --uma, com a assinatura do empregado, fica em poder da companhia; outra deve ser dada ao funcionário. "É aconselhável deixar o código fixado no mural da empresa", orienta o especialista.
No limite, se o empresário não estiver seguro quanto à opinião dos funcionários e a repercussão na internet, vale incluir entre as recomendações uma que proíbe a menção da empresa em redes sociais e blogs.
Para a advogada Patricia Peck Pinheiro, especialista em direito digital, que defende a elaboração de um código de conduta, a empresa deve estimular o "uso ético, seguro e legal" das novas tecnologias.
Segundo Pinheiro, a empresa deve oferecer ainda treinamento ao funcionário.
"[O empregado] não tem como saber qual a política da empresa, a conduta esperada, se não tiver sido orientado", avalia.
A minha opinião:
Então muita atenção você que gosta de escrever no Facebook, no Orkut, nos Blogs falando mal da empresa cuidado...
Quando alguém ingressa em uma empresa(lembro que primeiramente houve aceitação da sua parte), e como empregado, você deve se adequar as regras por ela determinada. Da mesma forma que as empresas não podem expor seus colaboradores, seus colaboradores não devem expor a empresa. As diferenças devem ser resolvidas dentro do ambiente de trabalho e não em sites de relacionamento. Isto não está relacionado com liberdade de expressão, mas as pessoas devem estar preparadas para assumir o que foi postado.

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