terça-feira, 10 de maio de 2011

Aplicativo de iPhone pode ajudar a diagnosticar derrame a distância

Médicos podem analisar exames pelo celular mesmo longe do paciente
Uma nova pesquisa da Universidade de Calgary, no Canadá, mostra que o diagnóstico de derrame feito por um aplicativo de iPhone pode ser tão eficiente quanto o exame feito numa estação médica tradicional. A tecnologia, que permite aos médicos acessarem as informações independentemente da localização do paciente, pode ser útil em zonas rurais distantes de grandes centros, onde costumam trabalhar os especialistas.
Editora Globo
Os pesquisadores analisaram 190 exames de tomografia cerebral computadorizada de duas maneiras: por um iPhone e por uma estação médica comum. No celular, a equipe utilizou o aplicativo chamado ResolutionMD, desenvolvido pelo Instituto Cerebral Hotchkiss e comercializado pela Calgary Inc.
O aplicativo permitiu uma visualização avançada dos exames e apresentou de 94% a 100% de precisão nos resultados comparados à maneira tradicional de diagnóstico de derrame, de acordo com os cientistas. Com ele, os médicos são capazes de acessar e manipular os exames feitos de outro local em segundos. Outros apps médicos costumam levar até 20 minutos para carregar imagens. A diferença é que, neste programa, os servidores fazem todo o processamento computacional antes de enviar a imagem ao celular do especialista.
O uso do smartphone poderá agilizar a análise de exames por médicos localizados em praticamente qualquer lugar e garantir que um paciente com diagnóstico confirmado de derrame cerebral possa ser tratado imediatamente. O aplicativo, que pode receber até 700 imagens continuadamente em iPhone, iPad, smartphones Android e navegadores de internet, foi aprovado em 2010 no Canadá.

Fonte:
por Redação Galileu

Nenhum comentário: